sábado, agosto 11, 2007

12 de agosto .... DIA DOS PAIS

2° DOMINGO DE MAIO DE 2007...

pego o telefone, ligo para a casa de meu irmão em Belo Horizonte, atende uma voz grave, forte e confortável.

ALO!!! (era meu pai)
Feliz dia das mães.
O QUE? FALA A VERDADE, VOCÊ SAIU ONTEM E BEBEU?
Não. Estou sóbria como uma cadeira escolar, eu quero falar com você mesmo.
MAS VOCÊ NÃO TERIA QUE LIGAR PARA A SUA MÃE NÃO? (eles estavam em cidades diferente)
Já liguei.
ENTÃO?
Eu queria ligar para você também, porque você nunca deixou de ser mãe. Porque se você acorda no meio da noite assustada e chama por seu pai, quer dizer que ele naquele instante é mãe.
!!!! (SILENCIO)
E quem trocava as fraldas durante a noite? Preparava o chá sempre que eu ia a uma festinha e abusava do bolo de chocolate? Quem limpava o quarto, quando meu estômago (que na época era ruim) insistia em morar sozinho? Quem me deixava brincar com os canhotos dos cheques sentada em sua cadeira giratória? Quem ficou ao meu lado um carnaval inteiro, enquanto eu, vestida de índia, só queria ficar sentada em cima da mesa? Quem me ensinou a nadar, mesmo sabendo que seria uma tarefa longa? Quem me ensinou a torcer para o Vasco da Gama (se bem, que isso não é vantagem?) Quem comprou uma cartilha chamada CAMILA SONHA e me ensinou a ler? Quem me ensinou a soletrar a palavara C A I O, e me fez entender que era nome de pessoa e não pessoa que cai? Quem permitia que eu chegasse atrasada na escola (isso na alfabetização) para que eu pudesse assistir ao Sito do Pica Pau Amarelo? Quem sempre voltava pra casa com doces e livros? Quem deixou uma partida de futebol pelo meio, me pegou no colo e saiu correndo, a pé, desesperadamente para o hospital (e até se esqueceu que estávamos de carro?) e se lavou do meu sangue, não me deixou ver meu cotovelo aberto e segurou a minha mão enquanto eu levava os pontos mais longos e intermináveis da minha vida? Quem me levou, aos 5 anos de idade, para ajudar a escolher a cor do novo carro?
!!!!
E você ainda acha que não merece parabéns pelo dia das mães?
!!!! (ele não respondeu, pude ouvir o que seria um soluço embargado, ele chorava)
(alguns segundos)
ENTÃO TÁ, OBRIGADA! RS (o riso não tinha graça, ele chorava)
Eu amo você (e foi a última vez que eu disse isso.... e eu disse tão poucas vezes)
EU TAMBÉM TE AMO (foi a última vez dele também).

(Cruela - tentando entender porque não houve mais tempo)


22 comentários:

Persona disse...

Já comentei pessoalmente e tem coisas que só devemos dizer assim...
O post ficou lindo.
Não se esqueça que estou aí, bem do seu ladinho... te amo!

aNNaFLaVia disse...

É que esse tempo é mesmo um idiota.

Mas seu texto ficou lindo. Emocionante e tudo mais.

Beijo

Luciana disse...

Cruela,
Emocionante,delicado e verdadeiro.
beijo, Lu.

Cruela disse...

Também acho viu Ana, um completo e total idiota.
beijos

Luciana... não consigo abrir seu blog... quem é você, guardo bem uma frase que vc deixou aqui, de que as pessoas não morrem, elas ficam encantadas.

beijos

Cruela disse...

Persona, amada minha.
Você já disse sim e eu guardei tudo viu????

obrigada por ser o braço que me apoia.

beijos

BABI SOLER disse...

Seu texto ficou lindo.
Fique tranquila.
Beijo.

Manual de Sentidos disse...

:)

Dam disse...

Lindo seu post!

Parece uma página de um livro..=)

(p.s:em relação ao link..me passa..quero ver sim...)

Beijos..
Cuide-se

Cruela disse...

para Dam:
Bem que poderia ser de fato um livro... porque assim teria uma grande chance de não ser verdade.

O blog é o MUDE, escrito pelo Edson Marques www.mude.blogspot.com , lá tem um link pro atualizado

adoro esse blog... tem gosto de leite servido ao pai (já morto) e cheiro de avó.

beijos

Dam disse...

Sim, mas independente de tudo, acredito que onde estiver..o orgulho que ele deve ter de ti,deve ser inesplicavel!
Apesar do triste ocorrido..nunca se é tarde para resgatar certas coisas...como vc escreveu ai..Lindo demais!


Obrigada pelo link!

Tenha um ótimo final de domingo!
Beijos querida!

Rebeka disse...

Nossa...

Sem palavras

disse...

Lindo post...confesso que mexeu muito comigo,pois lembrei-me do meu segundo Pai, meu avô que tb partiu no inicio deste ano...
O tempo as vezes parece ser um completo idiota mesmo, O tempo... Que mata virtudes e ressuscita sombras. Ironizando os destinos. Transformando a matéria. Brincando com o infinito,Guardando a vida e a morte. ...
E é com esse nó que sinto na garganta, que é saudade misturada com uma vontade de chorar... Penso que eles estão sempre perto de nós,como anjos que foram e continuarão sendo... Anjos que vieram a terra para nos ensinar o que aprendemos de melhor na vida, e tenho a certeza de que o amor que tiveram por nós e que temos por eles será sempre eterno!
Força Sempre Amiga! E saiba que sempre terá um ombro amigo pra te confortar
Bjs .... adoramos vc...

Anônimo disse...

O certo por linhas tortas....
Vc disse à ele em maio o que vc diria ontem...Mas, Deus quiz que vc o dissesse antecipado. E ele ouviu e amou e chorou de felicidade por saber do seu amor por ele.
Vc deu à ele uma alegria antecipada, pq hoje ele esta lá ao lado de DEUS e sorrindo ao se lembrar de suas doces palavras.

Cruela disse...

hoje, 13 de agosto, eu teria que dizer... FELIZ ANIVERSÁRIO.

Jairo Gudzowskyj Brandao disse...

O tempo é só o tempo, ele passa pra ele mesmo , não pro amor, não pra saudade, o tempo pode tudo, destroi tudo., menos o amor e as lembranças, e aquela saudadezinha gostosa que da uma dorzinha, ali bem perto do umbigo..,,Lindo post, ele merece,
bjo

Cruela disse...

ei Jairo.
bom te ver por aqui.

beijos

Ser disse...

TE CUIDA COM AMOR AMIGA. A BARRA TA PESADA POR HORA MAS A GRAÇA DIVINA TE PEGA TODO DIA NO COLO.
QUANTA SENSIBILIDADE. TEU QUERIDO ESTÁ MAIS VIVO QUE NUNCA EM SEU CORAÇÃO. CONFESSO QUE CHOREI DEMAIS POR AQUI. MEU PAI VEIO AOS MEUS OLHOS NA HORA!
BJS

anapaulapazini disse...

Ahhhhh...sei que serei repetitiva....mas o tempo nunca é suficiente , né , amiga ??!!! Voc~e poderia ter lhe dito isso todos os dias nos últimos dez anos....e ainda assim...teria lamentado não ter dito mais e mais vezes.....
Beijo.

Cruela disse...

ei Ana,
pois é.
estou aprendendo a conviver com isso. Minha nova e dura realidade.

Sílvia Carrasco Braga disse...

Simplesmente lindo!!!

Stress Girl disse...

Fiquei sem palavras ao ler o post. Tive vontade de ser uma mosca e presenciar esse momento, pra eternizar na minha mente tb. E o que temos eternizados na memória, não ha tempo que apague.
Beijos.

Cruela disse...

tempo tempo tempo...
mano velho.