sexta-feira, maio 08, 2009

10 DICAS PARA DISCUTIR A RELAÇÃO SEM TRAUMAS...

Uma amiga me disse que não entende porque eu ainda uso o YAHOO, que certamente sou a única pessoa do mundo que faz isso. E por que eu uso o YAHOO? Porque ele me ensina coisas sobre as mulheres. Outro dia estava lá: 10 dicas para discutir a relação se traumas. Não é fantástico? 10 dicas e pronto, você vai dormir de conchinha. Mas, como as dicas foram escritas por um tal de Evelyn Vinocur (psicoterapeuta cognitivo comportamental) eu tive que usar toda a minha experiência para adaptar aos costumes brazucas, lembro que minha experiência é 100% teórica. Afinal de contas aqui em casa tem lei. Vamos lá 10 dicas para discutir a relação sem traumas Siga as regras à risca e você vai ficar maravilhado e sua amada, mais apaixonada 1- NÃO INTERROMPA. Ouça-a atentamente, de modo solidário e olhando em seus olhos. (quer dizer, pense em outra coisa, em qualquer coisa, mas olhe para ela, sempre – esta atitude poderá salvar sua vida, as mulheres gostam e precisam ser o centro das atenções, sem contar que durante uma DR ela vai dramatizar, encenar e você é a platéia... saca?) 2- MANTENHA A MENTE ABERTA. Não julgue. Pular para conclusões precipitadas ou querer achar a saída certa ou errada impede você de ouvir adequadamente. Pense bem antes de dar uma resposta, principalmente se for uma reação do tipo emocional. ( Mente aberta e boca fechada. Tudo que você disser poderá e será usado contra você, além do mais você é incapaz de retrucar ou dizer algo sensato... esqueceu que você não está prestando atenção? Se liga cabeção!) 3- OUVIR É A PRIORIDADE. Ouça sem planejar no que você vai falar em retorno. Conscientize-se que você precisa ouvir. Faça contato visual. Cuidado para não prestar atenção na TV, olhar os jornais ou tentar terminar uma tarefa. (Esta é a mais difícil, porque você tem tantas coisas para fazer e ela está ali “blá blá blá” enquanto isso coisas muito importantes ficam para depois, como: os gols do fantástico, a arrumação na caixa de ferramenta, a água do radiador, as cervejas que tem que tirar do freezer... na verdade não precisa ouvir tudo, afinal de contas na próxima vez em que “ela” foi discutir a relação tudo será repetido. Ao final de 10 anos você sabe tudo de cor e salteado e não precise se preocupar, você não vai olhar para a TV... porque certamente ela vai estar na frente). 4- USE O FEEDBACK. Deixe sua esposa perceber que você a compreendeu. Reinicie a sua fala pelo que ela estava dizendo, dê a ela um feedback. Diga que você gosta de ouvi-la falar, que a compreende e abra uma possibilidade de não ter entendido direito o que ela estava querendo dizer. (Aqui você só precisa usar a velha técnica dos terapeutas... pegue a última frase dita por ela e transforme em uma pergunta. Exemplo: a toalha molhada? Lavar o carro? Cortar o cabelo? Guardar a cueca? Lavar a louça? Mas, o mais importante é colocar um certo ar de injustiça na pergunta, como se você nunca deixasse a toalha molhada em cima da cama. Entendeu?) 5- OBSERVE O A LINGUAGEM NÃO-VERBAL. Observe o extra verbal e dicas tanto as suas quanto as dela. Exemplo encolher os ombros, tom de voz, cruzar pernas e braços, fazer sim com a cabeça, olhar nos olhos dela, expressões faciais, desviar o olhar e outros. (Esta é muito fácil... é o jogo do faz de conta... a cada 15 minutos você balança a cabeça indignado, ou concorda fazendo cara de arrependido... porém preste muita atenção nos gestos dela... observe se ela não segura algum objeto pontiagudo, ou um pau de macarrão... lembre-se nas mãos de uma mulher uma lixa de unha se transforma em arma branca). 6- NÃO ADOTE CERTOS PADRÕES. Tente não cair em padrões como ler a mente dela , recitar, julgar, devanear, mudar o que ela acabou de dizer, aconselhar, brigar, achar-se o dono da verdade, mudar de assunto, ficar na defensiva, botar panos quentes etc. (Não seja idiota, nada vai mudar a opinião dela, ela foi programada para ter razão... use a máxima “rãm rãm para não render”) 7- NÃO PERCA O FOCO. Foque nos pontos principais que sua esposa estiver falando. Você pode perguntar para entender melhor o que acha que ouviu. (Quer dizer, que ser porventura você não conseguiu seguir os passos anteriores você pode fazer uma pergunta com cara de ostra, mesmo que seja idiota... 2 coisas podem acontecer: 1 ela achar que você é uma anta ou 2 ela repetir tudo de novo e a discussão se estender até o final do corujão (ainda tem isso?) 8- A MULHER É DIFERENTE DO HOMEM. Usualmente, homens e mulheres se comunicam de modo diferente. Estando consciente dessa diferença, você poderá ampliar as suas habilidades de ouvir. Os homens geralmente querem falar para dar informação ou tentar resolver o problema. Mulheres tendem a falar para se comunicar com alguém ou pedir informação. As mulheres normalmente falam mais sobre relacionamentos do que os homens. Os homens são geralmente mais preocupados sobre certos detalhes do que as mulheres. (Bem, como eu não quero dormir no pufe hoje eu não vou dizer nada sobre isso, se vira aí sozinho, afinal você é homem). 9- MOSTRE RESPEITO. Respeite os pontos de vista da sua esposa, mesmo que você não concorde com o que está sendo dito. (Viram que na verdade tudo se repete? Ela só precisa que você concorde com ela, nada além disso. Ok, que você não entende tanto barulho se no final você vai concordar e ela até sabe disso, mas ela precisa. P R E C I S A. saca? e tem mais, RESPEITO É BOM E CONSERVA OS DENTES - no caso os seus) 10- CUIDADO COM OS CONSELHOS. Não aconselhe a menos que ela peça. se conselho fosse bom...(pois é, cala essa sua boca e escuta. Mulheres não escutam seus parceiros durante uma discussão e você já devia saber disso. E pode ter certeza de que a última coisa que ela quer é um conselho seu... ela só está assim porque você é todo errado, esqueceu?)

63 comentários:

Rebeka disse...

Ai eu não aguento mais ter Dr's rs :D


Mas vou usar essas táticas para ver se funciona ai venho aqui e falo se deu certo ou não rs.

beijos moças

bom fds

Thiago da Hora Souza disse...

Inclusão é moda no Brasil. Tudo agora é inclusão. Esse é o problema.

L.S. Alves disse...

Eu já nem me estresso mais. A cada duas TPMs ela vem com aquela mesma conversa, vou embora, acabou, tu não me amas, blá, blá, blá. Como eu faço pra sobreviver? Deixo ela falar e incentivo-a a dormir. Pronto no outro dia já está tudo bem. Resumindo, deixa ela falar.
Um abraço moça.

Tamara disse...

nunca é má hora para boas visitas!

eu tô se saco cheio de DR's, silêncios e afins... até nem sei mais o q fazer...

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

LS. Joga meia bandinha de frontal no suco dela e pronto.

Heva Horrana disse...

eu amei esse blog, to seguindo também, beijos :*

As Beliscas disse...

sei ñ hein... o melhor da briga é evita-la... rsrs

Ice Ice Baby disse...

Dra Cruela Cruel,
pagar uma cerveja para a senhora é "o" plano..hehe

Mas sério, vc mora onde? SP? Pq eu moro no rio...posso mandar um vale=cervejinha?!

Bj bj bj

Janelas do rosto disse...

Oi colega! Muito bom teu blog! Gostei viu? Os mandamentos tem uma certa verdade neles o.O

Não deixe de ler os contos www.deborathamine.blogspot.com

Preciso de opniões verdadeiras e interessadas!

Abraço!

Mandy Souto disse...

Rindo muito Cruela a mulher do meu sobrinho vive tomando frontal e quando ela não tem o bendido em casa faz meu sobrinho acordar no meio da noite para pegar na casa da sogra, e ele vai amarradão!!! Descobri TUDO!!!!

Mandy Souto disse...

Ah e aqui em casa nada dessas dicas preciosas eu posso colocar em prática. Tsc tsc, minha linda mulher é muito esperta e cheias do pq. Então ou eu tô esperta ou apanho. Que medo!!!!
Beijos.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Ice Ice,

moro em São Paulo, mas todos as pessoas que me devem alguma coisa estão no rio.

Então vou só esperar alguém pagar o hotel...

porque já tenho a cerveja, o tour e o japonês.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Mandy minha filha, depois da roda o frontal é a grande invenção da humanidade.

Mas, a coisa tá feia aí né?

Se falar apanha, se não falar apanha.

bebe minha filha, bebe para esquecer.

Jenny disse...

Adorei! Agora queria o texto em inglês pra mostrar pro meu namorido, traduzir tudo isso nem vou ,será que acho em inglês?

xau bjs

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Beliscas? e tem como?

ensina aí?

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Jenny?

tem um tradutor aqui no blog,

olha lá no canto superior a direita.

é só clicar na bandeira que vc quer e pronto.

beijos e manda bala

Paola disse...

Que delícia!
Ai se desse certo, olhar nos olhos sem julgar, e sem jogar nada nele? Que gente esperta, né?

Paola

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

Sabe, não sei o porquê de que aja pessoas que tenham pavor de discutir a relação; não entendo pois, no final das contas, é a discussão da relação que faz com que o casal se ame mais, se compreenda mais - vai ver é por isso! Não querem uma relação, mas uma diversão, então, ficam com medo de discutir a relação! Até rimou.
.
.
Abç/bjs. Fique com Deus.

Lana disse...

Seguinte, depois que eu comecei a meditar (aham eu medito) tudo se resolveu.

As 10 dicas se resumem absurdamente

Concentra, imagina um campo verde, NÃO imagine bambis saltitantes (pois se vc rir, estará assinando sua sentença de morte), imagine animais sofrendo (a cara de sofrimento assemelha-se a de criança que quebrou o pote e atinge o lado materno que ela deve ter lá no fundo), concentra, concentra e concentra. Numa meditação sua fala argumentativa não existe pois sua mente se desdobra do corpo (oi?).
Nesse momento sua fala se resume aham, hum e longos suspiros (CUIDADO, nunca deixe-os parecerem cansaço ou "saco cheio")
e dessa concentração (NÃO DURMA)fica bem mais fácil concordar, concordar, concordar.

Cruel, morri de rir aki de suas dicas.

L. disse...

Quem não costuma fazer das dr´s um quase almoço, tipo, todo dia tem...
dr's ou pelo menos uma só...pode deixar tudo melhor...
conversa, olhar, sequisso...

aí...
dispenso essas dicas...

mas...
isso vale mais com minha mãe do que com minha digníssima...

é...
podes mostrar como há semelhanças entra elas...

(..)

Lana disse...

E Cruela cruel, para de incentivar o povo a beber. Depois dos mamonas e do bispodosinfernos isso pode não pegar bem pra vc.
hohohoho

Jairo Gudzowskyj Brandao disse...

Eu só tenho uma dica.."nunca discuta com uma mulher."

Quietinha disse...

Odeio conversas exaltadas demoradas, então sou eu quem tomo o remedinho dois Ritmoneuran (natureba,baratinho e funciona)meia hora depois piso na toalha, chuto a cueca que ta no caminho e morreu odete.

Fernanda Pereira disse...

aaaaah pra discutir a relação???

Tira a roupa e tá resorvido!!!

carla m. disse...

Por isso que às vezes acho bom nem ter relacionamentos, vai que precisa ter DR?!

aff...

Cruela, aquela receita de bolo de cenoura dá pra fazer com duas mãos esquerdas!

Marcia disse...

Cruela:

Acho que já necessitei dessas dicas antes,principalmente a do feedback(por que não tinha pensado nisso antes?É simplesmente genial).Adorei:)

Flôr de Azeviche disse...

Oh Cruela, venho aqui depois ler as dicas.
Vamos nos encontrar então?! Já são tantas blogueiras querendo conhecer, então vamos lá?! O que acha? Um encontro-blog?
Já digo, minha mulher e eu temos o cabelo bom! hauhahaua
Diga o que acha da idéia...

Beijoos

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Lana minha filha.

tem salvação para voce mais não.

Viu o que o Jesus falou para você?

ai ai.

queimou playboy

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Jairo.

Você sabe das coisas.

************************************

L.

Tem essa questão também... adorei o dr = almoço... domingo é fora de casa?

kkkkkkkkkkkkkk

beijos

carolinepires disse...

O mais difícil sempre é ficar só ouvindo, porque sempre tem alguma coisa errada e eu sinto vontade de gritar, retrucar, etc.
Mas vou seguir os conselhos, vamos ver no que dá.
Beijo

Batom e Boné disse...

Impostantissímo:Por mais errada que ela esteja SEMPRE assuma total culpa e peça desculpa.Não adianta teimar, se ela cismar que existe pinguins no Saara, CONCORDE e diga que até viu uma foto na internet.Não tem jeito, numa "DR" você nunca terá razão. ( Aqui em casa é assim. he he )

Adorei o post.
Beijos,
Boné

Mary_Flor disse...

Dr's..Dr's...
Sempre existiram e sempre existirão.
O segredo pra se resolver? Ter jogo de cintura e falar..colocar pra fora o que incomoda. Claro, ouvir tbm é importante nessas horas!

Mas acho que dizer o que se sente, o que se quer, é a melhor forma. Guardar coisinhas na caixinha de mágoas, não dá!

Bjs!
ótimo post!
Bom final de semana;)

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

é Mary, mas falar o que se sente nem sempre é oportuno durante uma DR.

Tudo toma outro sentido e outra dimensão..

sempre falo o seguinte: palavra não tem volta... a palavra solta é a palavra pra sempre.

não tem como dizdizer alguma coisa.

Por isso cuidado. Melhor concordar com a Boné aí de cima.

Turma do Colorê disse...

A minha namorada tem obsessão por lixar as unhas e, assim sendo, sempre tem uma lixa ao alcance da mão. Além disso tem fama de ser capaz de tirar uma vida humana apenas usando uma folha de papel A4. Há quem diga que para ela até um Post-it é o suficiente. Então, sem dúvida nenhuma, a dica 5 pode realmente salvar minha vida um dia.
Obrigada.

- ♀

CeliMárcio disse...

Minha receita em uma lição:
Concorde com tudo o que ela disser. assunto encerrado. A pessoa perde os argumentos. Não tem mais o que dizer.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Flôr?

eu topo.

Flôr de Azeviche disse...

Cruela, de verdade, você é a melhor nos comentários. rs
Minha mulher já comentou aí dizendo que é ruim ficar ouvindo, realmente, ela não sabe me ouvir ahuhuhhau, mas nos entendemos.

E sobre o encontro, vamos combinar lugar e tal, datas...
meu email: flordeazeviche17@gmail.com.br

Beijoos

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Carol minha filha....o mundo é injusto mesmo.

a vida é cão.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Flor?

qual é ela?

a carol?

add a gente no msn calcinhasnobox@hotmail.com

Elô disse...

Buenas...a quem possa interessar, o frontal é igualzinho igualzinho ao apraz, que, obviamente, faz o mesmo efeito. E o preço ó, beeeem menor. Mas cuidado! Vicia legal e depois de um tempo, o feitiço vira contra o feiticeiro e a ansiedade dá uma "leve" turbinada. Melhor continuar aturando uma "deerrezinha" de vez em quando...

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Elô,

muito obrigada pela dica, não sei se vc percebeu mas nós fazemos apologia ás drogas para dormir e para emagrecer...

vc não precisa né?

afinal de contas, vc bebe.

huhauahuahuahauhauha

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Colorê?

Em Belo Horizonte, nos tempos já idos uma moça matou o namorado com uma lixa de unha.

ela queria matar mas não queria que ele morresse, saca?

então no calor da discussão... enfiou a bicha na jugular do moço.

Bruna disse...

resumindo:

seja um cachorrinho pateta!!

;)

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Na verdade Bruna...

faça de conta que você é um cachorrinho pateta.

Elô disse...

HAHAHAHA!!! ADORO UMA DROGUINHA PARA DORMIR!! ESTA DO APRAZ NADA MAIS É DO QUE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA!!! E O VINHO DÁ UMA AJUDINHA TAMBÉM.... RECOMENDO!!!!

Comentarista Abalizado disse...

Nada disso.
As mulhere só querem ouvir um "aham, aham, sim, sim, a culpa foi minha". Se o homem fizer isso com habilidade, nem precisa ouvir a bobajada da queixa.
Depois de assumir a culpa, tudo estará lindo para o homem propor uma sacanagem bem boa.
E os dois serão felizes até a próxima crise... mesmo que ela se dê logo após a sacanagem bem boa.
Mas, se for depois, tudo bem para o homem.

Mandy Souto disse...

Cruela e tu acha que minha geladeira frost free anda cheia de que? CERVEJA!!! Bebo, bebo mesmo, e ainda tenho a desculpa que moro em uma cidade que faz muito calor Feira de Santana, afff... rsrsrs.

Arlindo000 disse...

Isso ai é prós fanáticos religiosos

muito bom

Miss X disse...

Hj qd vejo mulher reclamando da dificuldade de se relacionar com homens digo q elas não sabem o q é complicação de verdade, mas quer saber? Não troco isso por nada: complicada e perfeitinha...
Com arranca-rabo (com hífen, sei lá) ou não, mulher (a minha) é td!!!

Thiago da Hora Souza disse...

Eu até que gosto de discutir a relação. Muito das coisas que descobri e muito das mudanças da minha vida se deram por causa de DR.

Elô disse...

Thiago, me diz teu telefone então...tá solteiro, bem? ...

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Elô minha filha... deixa eu te contar... voc~e é uma moça bem nascida. Do Sul... mexe com esse povo daqui não.

Teco disse...

Cruela,

vc é muito baranga!
hahahahahahahah

adorei.

Malaguetta disse...

adoreii ;D
aushauhsuahahs
nunca fui muito fã de DR

Vicky disse...

Eita gente bem humorada, geeente! Td pelo bem do nosso fígado. Muito bom mesmo.

Ah, Cruelita, vc só pode estar gozando qdo diz p Jenny usar o tradutor aqui da pág, né? Tradução de computador ..... dá uma dor na barriga ... de tanto rir. Sai cada coisa!! Hilário.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Vicky minha filha, como diria o outro

"se não tem tu, vai tu mesmo..."

é o melhor que tem pra hoje...

já que ela está com preguiça de bater canetão.

rs

beijos

Garota de Coturnos disse...

HAUAAUAHU

Adorei! Mas pior que é a mesma repetição sempre. E diabos que ele nunca concorda. ahauauah

Flôr de Azeviche disse...

Sim, é a Carol, minha bela rs...
Já add vocês no msn, ok?

Beijinhos

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

oxente, eu não sabia desse bafo não.

beijos proces.

Da Silva disse...

Enquanto isso, vão pasando os gols da rodada.

Como diz o Veríssimo, o homem tem que falar quando a mulher der uma brecha. Ele disse que está esperando uma brecha há trinta anos...

bj

claudia guay disse...

pra que ter DR se (quase sempre) no final fica tudo bem, né? então, vamos pular essa parte e ir direto pro "fica tudo bem"?.
:P

Mutante disse...

ih vc podia fazer uma versão lésbica de DR não?
a gente não tem esses problemas com tampa de privada, toalha molhada, gols do fantástico... q q isso gente? rsrsrs
beijos
mesmo assim gostei =D

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.