domingo, maio 17, 2009

QUAIS SÃO OS SEUS TABUS??????????

INCESTO É TABU OU UM COMPORTAMENTO DA CULTURA CRISTÃ?

49 comentários:

Jenny disse...

Incesto não é um tabu, e não é apenas um absurdo pois a igreja ou o papa ou sei lá mais quem fala, chega de dizer que tudo é por causa da igreja. A igreja manda parar de beber, alguém para?, a igrja manda parar de fumar, alguém para?, mas dai a igreja fala por exemplo: homosexualismo é errado, daí quem fala que ser gay é errado faz isso pela igreja,sei,as pessoas querem desculpa pra odiar a vontade de praticar incesto é um distúrbio de comportamento, assim como qualquer outro disrturbio e distorcão mental, mas hoje em dia a gente tem que achar que tudo é normal bonito ou bater palma senão somos considerados preconceituosos. Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar, se a pessoa entra na idade adulta com os mesmos desejos tem que ser tratada, me empolguei.

Arlindo disse...

bem,incesto não é tabu,é como a garota de cima disse xD.

Mas sabe porque a igreja não tem o mesmo poder de antigamente?helloo evoluímos,estamos no seculo 21.

incesto,homossexualismo,acho que são distúrbios mentais,não é normal,mas não podemos sair matando todos os gays do mundo como diz na biblia '-',estou mentindo?então você nunca leu realmente a biblia.

Marcelo A. disse...

Ah, pra mim não tem essa naum! Modernidade tem limite... Irmão com irmão? Mãe e filho? Credo! Tenho meeeeedo... Tabu nada... Pra mim é pecado!

Pronto, falei...

Rsrsrsrs!!!

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

distúrbio mental?

arlindo meu caro...

defina NORMAL.

e sim, eu li já li grande parte da bíblia

Billy! disse...

é uma coisa que não é aceita pela sociedade, se é pecado,doença, tabu,preconceito vai de cada um.

www.conto-um-conto.blogspot.com

Isa disse...

Mas a humanidade não começou por causa do incesto?Oo

Na bíblia, lá em gênesis, Adão Eva, Caim, Abel, todo mundo se pegou pra povoar o mundo! lol

Malaguetta disse...

incesto nao é Tabu,é coisa da igreja.
biologicamente falando,se vc tiver um filho com seu pai e até o 2º grau, seus desendentes terão maior chance de ter problemas geneticos.
mas fora isso nao tem nada de errado.
mas eh minha opnião

llola disse...

tabu da sociedade
na ´propia bliblia fala-se do incesto, ou adão comeu eva e o resto da população veio de onde?

oxe ñ somos todos irmãos?
aos olhos de deus...

ai fica mais uma duvida calcinha to colocando vc la no meu meio
brigada p-ela visita.

Mary Valeriano disse...

Em algumas tribos (sei la aonde) comer carne umana era normal, para nòs invez è un tabu. E assim por diante Tabu depende das regras aplicadas que variam da uma sociedade para outra...Incesto infelizmente è uma coisa deploravel que acontece (principalmente a dano de meninas)pois apesar da evoluiçao da sociedade moderna, ainda temos renquicios do tempo em que mulher era preda de guerra, propriedade de homem...
Chega! Baxo a pombagira feminista!

Elô disse...

essa me pegou... não tenho uma opinião formada, mas acho estranho pai com filha, irmã com irmão... o que será que aquele pastor diria?

Teco disse...

hahahahahahah

Ah não... num gosto dessas coisas não.

CeliMárcio disse...

Gostei da questão. Vi hoje o filme "a outra", qdo a rainha Ana Bolena foi decapitada junto com o irmão por um suposto incesto (que nem aconteceu.
Não podemos dizer que todo comportamento "moralmente questionado ou não aceito" seja fruto da cultura cristã. O cristianismo influencia muito nossa cultura, é certo. Mas que a "satanização" do incesto (bem como de outras práticas comuns em outras culturas) é parte de nossa cultura moralista e machista sim (pq o que tem de pai que come a filha aí e todo mundo finge que não vê não tá escrito). Pra quem gosta de desvendar outras culturas e mesmo a nossa cultura mais antigamente, verá vários casos de incesto aceitos normalmente pela sociedade... é que a cultura muda...

OBS: povo, Adão e Eva são personagens de uma história metafórica sobre a origem do mundo. Não quer dizer que eles treparam com seus filhos pra povoar o mundo... rs... assistam "a mulher que escreveu´a bíblia".

notasimpacientes disse...

Incesto não é tabu, realmente. Dá defeitos genéticos, como já disseram.

E minha opinião pessoal é que não é bom misturar as coisas. Mãe e pai com filhos, irmãos com irmãos... Grotesco. Mas não sei se cada caso é um caso. Vai ver que tem a quem se aplique.

Anônimo disse...

Incesto não é natural, de forma alguma, na minha modesta opinião. Botaram o nome mãe pra ser mãe, o pai pra ser pai, o irmão pra ser irmão...pronto. E tanta gente nesse mundo, vai ficar se acasalando com pessoas da familia?! Oras...pelamordedeus.

Miss X disse...

Nossa, de onde surgiu o tema meodeos? rs

Daliana Antonio disse...

é tabu!!!!!!

µαri disse...

Bem, já disseram aí várias opniões.. Tabu, é! Já que, como diz o significado de "tabu", há opniões contraditórias, interfere nossa sensibilidade e tals.

Sobre a minha opnião, o incesto hj seria mais ou menos inaceitável pois sabemos das complicações genéticas e digamos que nossa sociendade não é tão pequena e isolada para termos a necessidade de nos relacionar com nosssos parentes. =)

A questão de existir incesto, se a gente for ver, muita gente procura nos relacionamentos uma relação em q seja suprida a necessidade que temos dos nossos pais e irmãos. Da necessidade passar para a prática é um pulo.

Em outras culturas, sem ser a cristã, também não é aceitável o incesto.

Em relação a bíblia, as pessoas deveriam parar de entender literalmente e passar a interpretar ela(adaptando aos dias de hoje, se possível) ¬¬.

Eu não acho inaceitável parentes de primeiro grau chegarem ao ponto de se gostarem tanto que se relacionam uns com os outros. Porém, o que normalmente acontece na sociedade atual é que geralmente esse sentimento nasce de complicações e traumas. Isso sim é doença e é tratável.

Verônica disse...

Pra mim é sim um tabu e apenas mais uma regra de convivência criada pelo homem.
Não estou dizendo que não acharia estranho, claro que acho. Afinal cresci com esses valores e nesse caso não tem como mudar agora não. Rss.
Mas penso que homossexualismo já foi natural, já foi doença, crime. Assim como incesto já foi considerado normal...
Tudo pode acontecer!

Assistam esse trailer. Acho que o filme deve ser lançado em breve.

http://www.youtube.com/watch?v=3DVa2DKSnU0

avassaladorasrio disse...

Queridas amigas avassaladoras...
Tem selinho pra vcs!!!!vem pegar!

L.S. Alves disse...

Eu fico com a corrente geneticista. Relacionamentos entre cosanguineos de 1º grau podem gerar anomalias, logo é melhor evitar.
Outro ponto, incesto pai e filha normalmente é só mais um caso de estupro com um agravante terrível, o criminoso deveria ser a pessoa que mais zelaria pelo bem estar da vítima.
.
Malditos padres! Dessa eles não tem culpa.
Mas da próxima eles não escapam.
.
Um abraço moças.

Alex&Elisa disse...

Bom, meu irmão é gato...mas não ficaria nem a pau...já se fosse uma coisa assim "os maias"...que depois queo negócio rola, é bom, a gente descobre...ai eu deixava rolar...mas sabendo deante mão, não rolaria...

Beijos do Alex

fabi disse...

É parte da cultura de cada povo.
Na antiguidade era normal casarem irmaos e parentes próximos, mas a Igreja decidiu que isso era pecaminoso, feio, imoral e mais um monte de merda, e fomos nascendo com essa idéia de que tudo que for contrário aos dogmas cristão são pecados horrendos...mas isso tudo nasce com a gente.
A idéia, e o preconceito...

Comentarista Abalizado disse...

Todos os tabus da humanidade são, em grande, parte uma construção cultural, ou fruto da observação. E nem se pode culpar apenas a criação judaico-cristã, porque a construção de nossas convicções e comportamentos vêm de um processo mais distante na História, em que mesmo os judeus e a cristandade aprendeu e incorporou aos seus preceitos.

Pedofilia, incesto, relações homossexuais, masturbação, nudez, etc, etc, etc, se formos pensar bem, com exceção daquilo que pode resultar em problemas genéticos no caso de gerarem filhos, são todos casos de algum tipo de moralidade ou necessidades que não existem mais. (por exemplo, no Oriente Médio poderem ter mais de uma mulher era uma necessidade. Uma mulher devia ser sustentada por um homem... devia ter um responsável. A necessidade passou, mas a tradição ainda existe em muitos casos.)

Se fossemos animais em estágios bem primitivos de comportamento, raciocínio e seguíssemos nossos instintos, os tabus não fariam sentido. Nós apenas faríamos!

Anônimo disse...

Com tia pode? Ou melhor. Com tia gostosa, pode? rs
Como disse um amigo meu, se tivesse a possibilidade de termos filhos, teria a questão do possivel problema genético. Mas se não tem isso, e tem vontade, por que não fazê-lo?
Porém de acordo com a teoria do Arlindo, eu tenho duplo disturbio mental, pois gosto de mulher, e já fui pra cama com a tia.
Eu já prefiro definir da seguinte forma.
Sou uma pessoa inteligente, pois gosto de mulher (que é um bicho dificil, mas bom pra caramba), e fui pra cama com a minha tia (que é boa pra caramba). rs

Mutante disse...

hahaha... meninas causadoras de polêmica!
esse Arlindo aí sem comentários, o que ele sabe sobre ser normal? como diria Caê, "de perto ninguém é normal"
e Isa, essa menina eu tô com ela, o mundo não está assim superpopuloso graças a Adão e Eva apenas? Imagina quanto incesto rolou?
Se bem que sou agnóstica, essa histórinha nunca me dobrou.
Eu acho que incesto é tabu por ser religiosa e culturalmente pecaminoso, mas acho que é comum irmãos que sentem atração uns pelos outros, resumindo, só acho errado quando acontece o estupro ou uma gravidez de risco. No mais cada um que faça o que tiver vontade. Não que eu faria, minha irmã nunca me apeteceu! rs
beijos e obrigada pelos ingressos, rimos bastante!

Drunken Alina disse...

Eu acho nojento.

Tamara disse...

eu tenho medo do q não pode ser dito e nojo de relações incestuosas - principalmente se o caso for estupro, como alguém já falou...

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Ei Celi,

Sim, são muitas as relações entre pais e filhos, irmãos... e não estou falando em abuso... estou falando em sexo consentido. Mas, varremos para debaixo do tapete, certo?

Já sobre a Bíblia, quem nela e só nela crê... acredita que deus criou eva e adão e só... todos nós somos frutos desta união.

Eu como "cientísta" sei que é tudo uma grande balela... mas... deixa o povo acreditar.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Então Mutante,

O problema das relações é a proximidade... não o vinculo consanguineo...

E Malaguetta... só vai ter alguma conseguencia genética se ambos forem portadores de alguma síndrome... saca?

Jéssica disse...

Eita...

Eu acho que o ser humano é complexo demais pra mim.

E ainda que tentar entender seu comportamento/atitude/sentimento foge do meu controle.


¿¿¿¿"Tudo, tudo é natural assim
Tudo é normal pra mim
Tudo, tudo pode acontecer"????

Alice disse...

Acho que seja tabu e acho que não é à toa. Não sou Psicóloga nem entendo desses assuntos, mas na minha modesta opinião acredito que o ser humano precise de diversos tipos de relações afetivas: amizade, familiar, profissional, amor romântico/sexual... E acredito que a familiar deve se manter intacta, não deve se distorcer numa relação sexual - especialmente quando há abuso de poder, como nos casos citados de pai/filha.

E Arlindo, quem tem distúrbio mental é você, grave.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Finalmente uma profissional.

mas Dra. o indivíduo não está apto para estabelecer seus próprios pilares?

Rosangela A. Santos disse...

Acho isso fora de qualquer coisa que se possa denominar .. afffffffffff...........

Abç.

• Elizia • disse...

Passando por aqui...

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

elizia,

aproveita e passa um café, já que está passando por ´passar

Luciene Mione disse...

Acredito que "tabu" sempre ira existir, vivemos em uma sociedade diferente, com diversas culturas e a maneira como fomos colonizados dificulta muito a mudança. Vivemos manipulados, e de uma maneira sofremos distúbios emocionais a todo momento pela mídia, canais de tv e muitas vezes deixamos que seja assim. O tabu, pré-conceito adquirido pelo homem pela diferença e falsa modesta de aceitação.
Concordo com a jenny a igreja prega um pecado que ela propria faz e o Freud esplica que alienamos muito o nosso ambiente.


quando der passa no meu blog
http://pensadoraxd.blogspot.com

abraços

Tolerância Zero disse...

é repressão da sociedade mesmo, quem tem coragem de falar que sofre isso? assumir nao é facil, mais fácil é critiar as vitimas que tem vergonha ou medo! Não é exatamente a frase correta, amsi achoque pode se adequar a situação "é facil ter ideais quando não se passa fome"

Lady T disse...

Eu acho nojento[2]

http://king-of-notebook.blogspot.com/

Guilherme Santos disse...

incesto? cara familia é familia
irmao com irmao nao pode rolar

Drêycka disse...

Canibalismo é tabu? Pois isso é mais que normal em algumas tribos antigamente (reza a lenda q ainda exista)... Whatever...

Fazem parte da nossa história. Só não é aceito hoje pois evoluímos. Got it?

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

Pois bem,

quando a gente diz "acho nojento" estamos falando das relações próximas...

mas quando os irmãos se relacionam amorosamente sem saber que tem o mesmo sangue?

é errado? continua sendo nojento?

o incesto está na relação afetiva ou no laço consanguíneo?

conversaatrevida disse...

como o print mesmo diz:
"...inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade'.
Problema é que as gerações de agora crescem sob os dogmas muito recentes no mundo, mas antigos pra nós, nossos pais...avós...bisavós.............

Minha professora de psicologia contou pra turma que 'antes' os casamentos...na verdades as relações se davam entre os da mesma família...
o casamento...a união com OUTROS se seu por meio de interesse.

Se ficamos só entrem nós, o que é nosso continua o que é...
Já se juntamos o nosso com os vossos...
Se duas cabeças pensam melhor que uma, duas fortunas fazem uma fortuna maior ainda.

Em filmes medievais, por exemplo, vemos casamentos entre principes e princesas pra unir reinos, exércitos...territórios.

Tamara disse...

well... incesto sem o conhecimento, sem saber do parentesco, não me parece nojento não...
quando eu disse q achava nojento, nem parei pra pensar na possibilidade de não reconhecer o pai ou o irmão - isso, graças a Deus, é distante do meu mundo...
mas continuo com medo do que não pode ser dito!

Alice disse...

Não sou profissional, muito menos Dra., conforme eu disse no meu post. Apenas expressei minha opinião. E obviamente o que vale pra mim não necessariamente vale para os outros.

Eu não conseguiria me imaginar indo pra cama com minha mãe nem namorando minha tia - isso pra mim seria o fim do mundo. Mas eu concordo que quando não se é criado junto as coisas ficam um pouco diferentes, porque não há esse laço afetivo familiar. Estou curiosa para ver o filme e entrar em contato com outra visão sobre o tema.

Anônimo disse...

Não gente.. deixem a igreja fora disso. Incesto nos causa aversão por causas inconcientes.. Há duas teorias. A primeira é pelo fato do relacionamento consaguíneo aumentar a homozigose (sim, a explicação é pura genética),consequentemente o risco do aparecimento de síndromes nos filhos é maior. A outra é antropológica: Culturalmente, era mais favorável que pessoas de um clã se cruzasem com pessoas de outro clã para que ambos se uníssem sendo então mais fortes e menos suceptíveis a ataques..

Anônimo disse...

nossa.. meu português (acima) tá uma droga.

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

anônimo?
voto na segunda.

Anônimo disse...

Fico besta com tanta ingenuidade que vejo!
as pessoas ficam repetindo coisas que leem em textos cientificos e etc,e que EM NADA condizem com a realidade.
só faltam dizer que incesto não existe.
olha só,é um mito que irmãos por exemplo,não sentem atraç~~ao,e afirmo isso sme medo de errar,não com isso dizendo que a maioria sinta ou algumas que postaram aqui sintam,mas o mundo tá tão liberal e muito louco em matéria de putaria,que gastei meu tempo e fiz uma pesquisa extensa na net sobre incesto,e é INCALCULÁVEL,a quantidade de noticias reais,casos,etc,mundo afora.
e não me refiro a abuso sexual,nem a estupro,nem a pedoifilia,pois esses são crimes.
me refiro a incesto CONSENTIDO,e acreditem,é tanto caso no mundo que chega enjoa de ler e ver videos.
notei que principalmente entre irmãos adolescentes acontece muito,e tb entre pessoas liberais,tipo mulheres adultas,mas que fazem swing pesado,ou suruba,ou tem outros fetiches como zoofilia,essas topam de td,com irmão tb.
enfim,É UMA REALIDADE,e acho que só existem duas coisa spara se proibir incesto consentido.
religião,mas esta está cada vez mais em desuso e desacreditada,visto a quantidade d eateus só crescerem no mundo,e a ciencia que divulgou a tal tese dos filhos deficientes,mas essa tb já não cola,pois com a camisinha o sexo passou a ser por prazer,além disso,esse tipo de mulher que transa adoidado,faz suruba,vai em swing,ou seja,EXTREMAMENTE LIBERAL,não transaria,nem nenhuma das baladeiras de fim de semana,se achasse que daria em gravidez,portanto,é só por prazer,sacanagem.
com isso e a constante promoção do sexo na midia,funks e o tal do "valor moral" sendo questionado,não é de se estranhar que tenham tantos irmãos fazendo sacanagem.
enfim,tabu é algo que se sabe que existe,se pratica,mas nãos e pode falar.
é essa a definição de tabu.
portanto o incesto é tabu sim,do ponto de vista do segredo,do não se falar,mas não é em relação a prática,pois mesmo sendo a minoria que pratica,essa minoria se puséssemos num gráfico SERIAM MILHÕES.
bj!Renata!

Anônimo disse...

Fico besta com tanta ingenuidade que vejo!
as pessoas ficam repetindo coisas que leem em textos cientificos e etc,e que EM NADA condizem com a realidade.
só faltam dizer que incesto não existe.
olha só,é um mito que irmãos por exemplo,não sentem atração e afirmo isso sem medo de errar,não com isso dizendo que a maioria sinta ou algumas que postaram aqui sintam,mas o mundo tá tão liberal e muito louco em matéria de putaria,que gastei meu tempo e fiz uma pesquisa extensa na net sobre incesto,e é INCALCULÁVEL,a quantidade de noticias reais,casos,etc,mundo afora.
e não me refiro a abuso sexual,nem a estupro,nem a pedofilia,pois esses são crimes.
me refiro a incesto CONSENTIDO,e acreditem,é tanto caso no mundo que chega enjoa de ler e ver videos.
notei que principalmente entre irmãos adolescentes acontece muito,e tb entre pessoas liberais,tipo mulheres adultas,mas que fazem swing pesado,ou suruba,ou tem outros fetiches como zoofilia,essas topam de td,com irmão tb,qualquer coisa transgressora.
enfim,É UMA REALIDADE,e acho que só existem duas coisas para se proibir incesto consentido.
religião,mas esta está cada vez mais em desuso e desacreditada,visto a quantidade de ateus só crescerem no mundo,e a ciencia que divulgou a tal tese dos filhos deficientes,mas essa tb já não cola,pois com a camisinha o sexo passou a ser por prazer,além disso,esse tipo de mulher que transa adoidado,faz suruba,vai em swing,ou seja,EXTREMAMENTE LIBERAL,não transaria,nem nenhuma das baladeiras de fim de semana,se achasse que daria em gravidez,ou buscando gravidez,portanto,é só por prazer,sacanagem para essas.
com isso e a constante promoção do sexo na midia,funks e o tal do "valor moral" sendo questionado,não é de se estranhar que tenham tantos irmãos fazendo sacanagem juntos,inclusive pq essa nova geração é talvez a mais transgressora e liberal que se tenha visto em termos de sexo,drogas e transgressões.
diferente das gerações passadas que usavam sexo e drogas como uma forma de evoluir,acreditavam em ideais e tal,essa usa esses ingredientes pelo simples prazer de perverter mesmo,é notável numa rápida análise.
enfim,tabu é algo que se sabe que existe,se pratica,mas não se pode falar.
é essa a definição de tabu.
portanto o incesto é tabu sim,do ponto de vista do segredo,do não se falar,mas não é em relação a prática,pois mesmo sendo a minoria que pratica,essa minoria se pudéssemos pôr num gráfico SERIAM MILHÕES.
bj!Renata!