sexta-feira, agosto 21, 2009

EU LAICO, TU LAICAS, NÓS LAICAMOS

SÃO PAULO - A juíza da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, Maria Lúcia Lencastre Ursaia, determinou que os símbolos religiosos (crucifixos, imagens, entre outros) poderão permanecer nos órgãos públicos. A decisão liminar da juíza indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para a retirada dos símbolos dos prédios públicos. A ação teve início com a representação do cidadão Daniel Sottomaior Pereira, que teria se sentido ofendido com a presença de um crucifixo num órgão público. No pedido feito dia 31 de julho, o MPF entendeu que a foto do crucifixo apresentada pelo autor desrespeitava o princípio da laicidade do Estado, da liberdade de crença, da isonomia, bem como ao princípio da impessoabilidade da administração pública e imparcialidade do Poder Judiciário. Porém, a juíza entendeu que não ocorreram ofensas à liberdade de escolha de religião, de adesão ou não a qualquer seita religiosa nem à liberdade de culto e de organização religiosa, pois são garantias previstas na Constituição. Para a magistrada, o Estado laico não deve ser entendido como uma instituição antireligiosa ou anticlerical. "O Estado laico foi a primeira organização política que garantiu a liberdade religiosa. A liberdade de crença, de culto e a tolerância religiosa foram aceitas graças ao Estado laico e não como oposição a ele. Assim sendo, a laicidade não pode se expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos", afirmou ela, na decisão. (SOLANGE SPIGLIATTI - Agência Estado) Eu até concordo com o cidadão que moveu a ação aí, afinal não se pode partir do princípio de que todos são religiosos, muito menos católicos. Porém, eu queria muito saber o que ele vai fazer no dia 12 de outubro. Porque é assim, a figura não adora santos ou é ateu, mas, adora um feriado santo. Exemplo: Belo Horizonte tem 02 feriados santos, um em agosto e outro em dezembro... quando eu morava lá trabalhava em uma empresa que atendia todo o país, então, era proposto um rodízio de folgas... quem trabalhasse em um feriado não trabalharia no outro e ainda teria UM dia de folga para ser usado quando lhe apetecesse. Então eu, como o meu senso de justiça sugerir que fossem trabalhar aqueles que não adoravam santos ou não acreditavam nas dádivas divinas... ou seja, eu e mais uns 4 evangélicos. Menina? A casa caiu... porque na hora de gozar o feriado não tem essa de evangélico, ateu, muçulmano... todo mundo quer o feriado. Trocando em miúdos, todos gostam de morar em um país cristão e seus trocentos feriados. cometário que completa o post: "maaaaaas pensando na matéria... queria muito ver a dona juíza (que deve ser cristä) usar o mesmo argumento se, tendo em vista "a liberdade de crenca e a tolerância religiosa", ao invés de sugerir a retirada do crucifixo o cidadäo resolvesse exigir que pendurassem um pentagrama, uma imagem de exu, ou uma estrela de davi. queria só ver" ANA BORBA

56 comentários:

ana borba disse...

eu adoooro um feriado católico... natal (pelos presentes)e carnaval (pela cerveja)acima de todas as coisas... hua!

maaaaaas pensando na matéria... queria muito ver a dona juíza (que deve ser cristä) usar o mesmo argumento se, tendo em vista "a liberdade de crenca e a tolerância religiosa", ao invés de sugerir a retirada do crucifixo o cidadäo resolvesse exigir que pendurassem um pentagrama, uma imagem de exu, ou uma estrela de davi. queria só ver.

Panmela disse...

Eu concordo com você!na hora de aproveitar todos aproveitam mas na hora de malhar certas religiões...não faltam argumentos.
Independente do que se crê, eu adoro uma folguinha...ficar atoa na vida sabe?hehe
beijos!

Cruela Veneno da Silva disse...

ana? adorei.

vou até editar e colocar isso lá no post.

Miss X disse...

Se governante eu fosse, uma imagem bem grande de algum santo da umbanda eu colocaria. Sópracontrariar!


Bjs Cruela!

Elô disse...

Olha, vou te dizer, com tanta coisa pro cidadão se ofender, como a pizza chamada Sarney, por exemplo.... o cara vai lá e se ofende com um crucifixo.

Pelamordedeus!

E concordo, com todos os efes e erres, com o que a ana borba disse. Imagina só uma imagenzinha de Exu, o fuzuê que iria causar.
Nosso país, não adianta, é governado por pessoas que possuem dois pesos e duas medidas.

Hare baba!

Cruela Veneno da Silva disse...

e 4 dedos.

hauhauhauahua

Elô disse...

kkKKK

4 na mão que assina os absurdos. e 5 na mão que segura o whisky!

Kkkkk

Cruela Veneno da Silva disse...

claro amiga

o conteúdo do copo é mais primoroso que o do papel.

até porque ele nem deve saber o que tá escrito lá né?

kkkkkkkkkkk

Elô disse...

Kkkkkkk

sabe apenas quando convém, "companheira Cruela"

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Uma Pulga em desesperO disse...

Hauauaua...Ia ser engraçado pendurar um exu ali. Eu adoro os nossos muitos feriados. E quem não gosta, né?! Bju

Cruela Veneno da Silva disse...

eu adoro,

na hora do feriado viro cristã das mais praticantes

bato joelho no chão e tudo.

Gulossita disse...

Se antes de entrarmos com ações desse tipo, tivessem a luz de ser orientados por Ana Borba e com a redaçao de Cruela, teríamos um fantástico crescimento de justiça sem demagogia.
Post 10 com comentário acoplado 11

Amei, MeninasFodásticas

Drêycka disse...

Tô com a juiza e não abro!


;) rá

As Beliscas disse...

Por isso que lá em casa tem orário com Santo Antonio, Yemanjá, São Jorge, budha e uma bonequinha da Cher.

Ok ok, eu Não tenho a Cher, mas não seria o máximo?!?

Cames

cruela veneno da silva disse...

Gulossita.

Vamos abrir um escritório...

pra desatranvancar a justiça brasileira.

Guto :D disse...

Eu axo que isso de feriado nunca vai mudar,mas eh triste,eu sou ateu,dai se eu quiser trabalhar em algum hospital ja complica,pois quase todos aki no pais tem nomes de santo,logo quase todos são catolicos,pelo menos aki na região onde quero atuar,então complica,o certo seria imparcialidade sim,sem referencia a religião em orgãos publicos,porque nem todo mundo acredita em deus ;x

e a imagem é do bad religion *-*

Cruela Veneno da Silva disse...

Olá Guto.

Peguei a imagem no google... se voce conhece o dono me fala que eu coloco os créditos.

então... voce pode trabalhar no posto de saúde.

Rogerio disse...

se ate hj não incomodou alguem...pq ira incomodar agora;;;esse simbolos religiosos...e otra religião e sempre um assunto complicado...

Jaime Guimarães disse...

Ha! Eu queria ver o referido cidadão se virando nos órgãos públicos aqui em Salvador.

Trabalho em uma instituição pública da qual logo na entrada tem a imagem de Santo Antônio pra todo mundo ver;

Em diversas escolas públicas por aqui trabalha-se com o sincretismo religioso. Tem escola, inclusive, que funciona anexo a terreiros de candomblé.

E vai falar alguma coisa, vai! rsss

E eu adoro a Semana Santa! Quem não gosta?

abs!

cruela veneno da silva disse...

Olá Jaime,

eu pensei a mesma coisa, na cidade de São Salvador ele estava era fodido.

Gabriela disse...

Eu trabalharia com você! kkkkk
Feriado não se diferencia pra mim de um dia normal, a não ser pela ausência de aulas. Porque, feriado ou não, eu vou treinar, eu trabalho(eu nao trabalho rsrs, quis dizer que faço alguma coisa kkk)....
Que merda de comentário foi esse? Tudo bem não estou muito analítica hoje... O fato é que eu concordo com a juíza: e daí o crucifixo? deixa o coitado lá ué.. Se o povo que trabalha no tal lugar estiver de acordo o q tem de mais o negócio lá? ´Só pq vai alguém d eoutra religião lá? Não acho isso ofensa pra ninguém... E antes que achem que eu sou católica por defender o crucifixo, eu não acredito em Deus, em nenhum deus.

Dama de Cinzas disse...

Meu ex sempre falava isso, que todo mundo adora os feriados santos, mas mete o malho nas religiões... rs

Eu como boa descarada que sou, não teria o menor problema em aproveitar os feriados santos, mesmo que não acreditasse em nada, o que não é o caso... rs

Beijocas

Anônimo disse...

uma pergunta para Cruela

- afinal de contas, voce é contra ou a favor do crucifixo em um órgão público?

Cruela Veneno da Silva disse...

Eu sou a favor do Estado Laico, sou contra qualquer sugestão religiosa... crucifixo, bezerro de ouro, Iemanjá, bíblia, Exu, foice...

Inclusive não acho que no nosso dinheiro deveria ter DEUS SEJA LOUVADO.

De fato não podemos partir do princípio de que todos são tementes e acreditam em deus.

e o tal de jurar sob a bíblia em tribunais?bah, então eu posso mentir? já que não acredito naquilo que está escrito?

Porém, vivemos em um país de maioria cristã (o que não justifica, afinal de contas a lei é para todos)... mas, eu duvido muito que um réu ateu, herege e blasfemador tenha o mesmo julgamento que um critão fervoroso.

então a dica é, se precisar entrar lá, seja por qual motivo, bata o joelho no chão, faça o sinal da cruz e reze umas 3 ave marias.

Não cai pedaço e pode salvar sua pele.

Cruela Veneno da Silva disse...

Dama?

eu também não.

e olha que de fato não acredito.

Ella disse...

Sou contra a inserção desimbolos e/ ou citações religiosas em recintos públicos. Creio que uma coisa nada tem a ver com a outra e e que este tipo de atitude deve ser motivo de 'revolta' até de alguns funcionários públicos que não são católicos.
Pode ser que, se houver outra tentativa, atraves de ação judicial, este quadro seja alterado, não? Se a sociedade demostrar sua reprovaçao para com estas atitudes talvez o judiciário enfim decida pela proibição.
Mas, falando sério, com tantas outras coisas erradas, coisas que realmente prejudicam alguém, quem é que vai se preocupar com o tal do crucifixo?
DEixa o bendito lá..e vamos lutar pelas coisas que realmente importam!
Beijosss d'ella

Anna Flávia disse...

Eu adoro qualquer feriado! ;D

Agora é fácil pra ela decidir isso, porque como comentaram ela deve ser cristã. Queria ver se fosse outra coisa...

Beijo!

Thiago da Hora Souza disse...

São justamente aqueles alunos em universidades como Anhembi Morumbi...

Agnes disse...

Cruela...já viu que a gente sempre responde "bem, graças a deus", mesmo não acreditando nele, quando alguém nos pergunta: "como vai?"...então, imagina se alguém que não gosta, não acredita tem reiva de santos e santas e afins vai se preocupar se o feriado é santo ou não..o negócio e aproveitar a folga...e que é bão é bão!!!bjim

Um Lado Íntimo. disse...

E o Estado Laico torna-se algo cada vez mais utópico. Sou totalmente a favor da proibição de imagens religiosas ou símbolos, ou coisas que os valham, em órgãos públicos. Afinal, alguns ali podem se sentir mesmo ofendidos tendo que olhar todo santo dia e a todo minuto para aquele adorno religioso que, quem sabe, pode lhe causar alguma "ferida religiosa", algo que não vá em paralelo com suas crenças. E concordo com a autora do post quando diz que duvida que se fosse um pentagrama ou uma imagem de exu a juíza não teria tomado outra decisão. COmpletamente outra! É por isso que, mesmo sendo da área jurídica, acho bastante falha a tomada de decisões em alguns casos por parte dos juízes.

De qualquer forma, eu continuo usando meu pentagram preso ao pescoço. Não sou o Estado e nem preciso ser laico, mas também não concordaria com uma imagem de uma religião (como a cristã que prega contra - leia-se abomina - as demais religiões) numa repartição pública se eu trabalhasse lá. Nem de qualquer outra religião.

Abraços galera, e parabéns pelo post! ;]


- Marcel

Vitória disse...

Nada agrada a ninguém! Sempre vai haver um sujeito que vai descordar com algo, independente do que seja feito!

É por isso que eu nem reclamo se o feriado é protestante (sim, aqui no meu estado tem um dia ao dedicado aos protestante, sendo que é feriado), pq não quero que proteste os feriados santos. Enfiiim.. Feriado cristão é uma benção o/

sabrina disse...

ei Cruela,

o assunto é espinhoso, e a grande questao dessa discussao é saber encontrar o meio termo (coisa que, salvando as devidas proporcoes e diferencas, nao foi encontrado na atual lei antifumo, enfim...). me parece que o rapaz personagem da reportagem tava querendo causar um pouco. porque se todo mundo se sentir ofendido por um crucifixo, logo mais nao vai poder nem mais entrar em ônibus e ver o cobrador com uma correntona de prata com a cruz ou vai sair chutando funcionario publico que prega um poster de nossa senhora de fatima na baia em que trabalha. o que eu tenho pra dizer é isso: mais bom senso e menos piti.

Da Silva disse...

No Brasil, a única coisa sagrada mesmo é feriado.

Bem ou mal, o feriado de São Jorge aqui no Rio é sempre com Igreja cheia, ninguém pode reclamar. Mas é o único.

bj

Fala Rapha disse...

Pois é, tem os dois lados da moeda: por um lado queremos um estado laico, por outro não saberiamos viver sem os feriados religiosos, né?

Um Lado Íntimo. disse...

"Não saberíamos viver sem os feriados religiosos". Nós quem? Ahahuauhauhah... Enfim, acho que não seria um problema excluir os feriados religiosos do calendário. A não ser pelo Natal e Páscoa, que, se excluídos, poderiam causar até uma revolução. Povo doido.

- Marcel.

coizinha disse...

honey, um pais que a constituição garante um "estado laico" e em seu preambulo ha um chamamento divino

ou ainda: essa mesma consituição que garante a liberdade ideologica é a mesma que condearia um cidadão com uma camiseta "eu odeio negro"...

e mais ainda: nao poderiamos esperar nada mais que isso, afinal, é igualzinha a constituição da grande nação europeia -a portuguesa [se é que entende a ironia...]

omi...

vou-me embora pra inglaterra...

Cruela Veneno da Silva disse...

Como assim Marcel?

Por mim podia criar mais uns 8 feriados, podia ser santo o pagão.

E parabéns pro Estado que tem um Feriado protestante.

cruela veneno da silva disse...

Concordo coizinha...

estado laico não imprime "deus seja louvado" em seu dinheiro.

mas, como ninguém pode viver sem ele (o dinheiro)... nos restar agradecer sempre que ele pintar na conta.

Anônimo disse...

cruela e persona, voc~es querem casar comigo?

Alice disse...

O povo faz muito barulho por nada. Que diferença faz se tem uma cruz, uma estrela de Davi ou um exu caveira na parede? Que bobeira mover ação por causa disso! Deveria era lutar por um Estado laico na hora de legalizar o aborto ou a união civil de gays, por exemplo! Nessas horas, sim, que um Estado laico faz falta.

Drunken Alina disse...

Sério mesmo,o ser humano me cansa!!

PS: Imagem de exu seria bem foda,hahahahaha!!!


Beijosssssss

Gulossita disse...

7 mil/mês+cateiraassinada e decimo quarto, eu "tô fechando, tô abrindo " rs

Anita disse...

Odeio qualquer ícone religioso em lugares públicos AND consultório de dentista. Transforma os feriados religiosos em celebrações pag~as e estamos conversados.

Vicky disse...

O q tem uma coisa a ver c outra? Alguém já viu algum cristão usando o s feriadão p ficar rezando o dia inteiro em homenagem ao dito santo? Td hipocresia, merrrrmo. Eu proponho mais um feriado santo: dia de São Incrédulo, grande martir e vítima de segregação social. Prometo passar o dia todo fazendo niente, nem sequer vou tocar as campainhas do bairro procurando convencer os fiéis a se tornarem infieis. Eu juro!!

Cruela Veneno da Silva disse...

Vicky...

eu quero o feriado do meu santo preferido.

Dia de São Cadeado Fechado.

Mutante disse...

o que precisa mudar no serviço público é tanta coisa que esse negócio do cruxifixo me parece inútil de se reclamar, a retirada dele não faria o estado imparcial ou mais laico.
E eu adoro um feriado, santo ou não, é um dia a menos que tenho que ir pro meu trabalho chato e desanimador... tô sendo autêntica vai...
beijocas

Marininha G. disse...

Que bom que sou suuuuuuuper católica. Posso gozar os feriados sem culpa! rs

Cruela Veneno da Silva disse...

super super bem super?

sei não.

Mallika disse...

Tô laica!
Quero só saber se, com essa decisão, eu já posso botar a imagem de Santa Ignorância na porta do TJ.
Tá valendo minha crença?

Wagner Lopes disse...

Se sentiu ofendido com um crucifixo.. O cara é um vampiro por acaso? :O

Bricadeiras à parte, também acho melhor que não seja manifestada nenhuma religião em prédios publicos.

Cynthia Kremer disse...

Usufrui-se dos feriados porque eles existem independentemente das crenças de cada um! Acho um absurdo que instituições públicas de ensino, impijam aos seus alunos, mesmo que de meneira velada, qualquer tipo de religião. Somos sim um Estado laico mas infelizmente, os juristas, congressistas e toda a minoria representativa do povo no governo - que são os que votam as leis - votam de acordo com suas crenças religiosas. Escrevi meio acalouradamente, num forum do jornal O Globo sobre o assunto, mais precisamente aos outros comentaristas do mesmo forum que diziam coisas absurdas sobre a intervenção da Igreja e do Estado no caso da "Eutanásia" (tema do forum) Mas meu comentário não foi publicado, foi censuro pelo jornal, então postei o memso no meu blog.
Abs
PS> muito legal o blog de vocês!!

Rafhitch disse...

Na verdade eu queria saber qual foi a imparcialidade que a juíza adotou no seu julgamento.

Masss..... tenho coisas mais importantes para me preocupar não é mesmo? Afinal, a juíza ganha 22 mil reais por mês e eu tenho que me laicar para ganhar o suficiente para viver!

;)

Beijos!

conversaatrevida disse...

ruim mesmo é quando chove em alguns dos feriados católicos...

aí TODO mundo #$@!#$# o dito cujo!

Cruela Veneno da Silva disse...

verdade atre.

feriado com chuva não dá.

A menina que roubava idéias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério disse...

Acho injusto esculhambar os feriados religiosos, afinal de contas constituem a única faceta positiva das religiões. Agradeço a todos os santos a oportunidade de coçar o saco, lembrando que em Brasília também tem o feriado do Dia do Evangélico. O episódio só reforça minha convicção de que religião faz mal, na medida que leva a disputas babacas, melindres, agressões e guerras.