quinta-feira, fevereiro 21, 2013

DIETA NO BOX



Olá pessoal. Quanto tempo! 

Quem escreve é a Persona usando a conta da Cruela. O blog ficou tanto tempo parado que eu esqueci minha senha...ahahaha Vamos ver se a dieta me anima a voltar a escrever e ressuscitar esse (quase) falecido Box. 

Conforme prometido no twitter, vou postar aqui uma dieta que fez com que eu emagrecesse 17 kg em aprox. 40 dias quando eu tinha 20 anos.

O post vai ser longo, mas aconselho que leia todo e qualquer dúvida, priorize me perguntar aqui e não no twitter porque nem todos tem interesse no assunto e acaba ficando chato. 

Bora lá... há anos atrás eu tirei uma foto em uma viagem e fiquei arrasasada com o que vi. Não entendia como tinha engordado tanto e não me dado conta disso. Estava com 67kg e tenho 1,68 de altura.

Nessa época tava rolando um burburinho na empresa onde eu trabalhava a respeito de uma dieta de uma médica chamada Rosalina Casali. Me passaram a dieta e eu me empolguei porque sou louca por carboidratos e não teria que cortá-los da minha alimentação. Além de tudo poderia comer doces e tudo parecia bom demais pra ser verdade... depois descobri que era de fato verdade e dava mesmo resultados. :)

Mesmo com a dieta em mãos eu marquei uma consulta com a médica. Ela me deu orientações, mas a dieta não mudou. Era aquela mesmo e eu comecei logo em seguida. Ela também escreveu um livro, mas não cheguei a comprar.

O que ela me explicou é que o que engorda é açúcar e farinha branca. Que não beneficia nosso organismo em nada e VICIA. Segundo ela, quanto mais vc come alimentos com farinha branca e açúcar, mais o seu corpo pede por eles e faz com que você coma em grandes quantidades.

No início da dieta, seu corpo vai pedir muito por açúcar e farinha branca, mas não podemos sair da dieta, nem um pouquinho. Aquela única colher de sopa de arroz branco estraga todo o esquema da dieta, por isso é importante seguir à risca. Depois de 2 semanas você praticamente não vai sentir mais vontade desses alimentos e com o tempo a vontade some completamente. Eu sou prova disso. Com 20 dias de dieta eu  olhava doces e não tinha menor vontade de comer. Olhava um big mac e enjoava. (parecia milagre)

Nesse sentido, seria como a Dukan, se você sair da dieta, mesmo no final de semana , tem que recomeçar e passar pelo sofrimento inicial todo de novo.

Outra coisa importante, olhar os rótulos da embalagem. Você vai ver que tem muitos produtos que contém os açúcares não permitidos na dieta. Inclusive muitos produtos diet. Ou seja, não é porque é diet que pode comer... ok? Isso é chato no começo, mas a gente se acostuma rápido e tira de letra. Com o tempo a gente saca o que pode e o que não pode. Não faça disso um empecilho para a dieta. 

Gostaria de fazer mais algumas observações... eu acredito que a dieta ideal é aquela que te proporciona mais saúde e se adequa melhor à sua rotina. Por ex. eu fiz a Dukan por duas semanas e sofri demais. Sinto falta de carboidratos e passava o dia enjoada e me sentindo fraca porque não consigo comer proteína em grande quantidade como muitos fazem. Além disso, não considero uma dieta equilibrada na primeira fase e a chance de fraquejar e sair da dieta é muito grande. Portanto, para o meu estilo de vida, essa dieta não é o ideal. Emagreci 3kg com a Dukan e recuperei logo em seguida. Não serviu pra mim, mas dá resultado pra muita gente. É só uma questão de avaliar qual dieta é ideal pra você.

Outra coisa, eu emagreci muito e muito rápido sem fazer exercício e aconselho que vocês NÃO cometam o mesmo erro. Emagreci, mas fiquei "mole". Ainda bem que só tinha 20 anos e depois da dieta comecei a malhar pesado, cerca de 3 horas por dia, e consegui reverter a flacidez. Hoje, com mais de 30, nunca cometeria o mesmo erro, porque mesmo malhando muito é difícil reverter a flacidez com essa idade. Quando somos mais novas tudo é muito mais fácil.

Por falar em idade, esse foi um fator que colaborou pra que eu perdesse tanto peso e em tão pouco tempo. Meu metabolismo era muito mais acelerado e hoje é uma tartaruga manca. Tenho consciência que vou demorar mais tempo para chegar no peso que quero e até acho isso bom porque não quero ficar magra e "mole". Flacidez não dá!

Outra coisa que colaborou pra emagrecer rápido foi que com os passar dos dias você passa a comer menos porque se sente mais saciada e porque se livrou do vício em farinha branca e açúcar. Eu me empolguei muito com a dieta e reduzi muito as porções. Por ex. ela sugere 5 colheres de sopa de arroz e eu passei a comer 3 colheres. Isso acelerou, mas quero deixar claro que não passei fome de maneira alguma. Reduzir foi natural pra mim e eu me sentia saciada com pouco.

Uma coisa importante é não passar fome e comer de 3 em 3 horas. Isso é básico em qualquer dieta. Eu comia pouco, mas constantemente e isso me ajudou demais.

Sempre bebi muita água e me entupia de coca cola zero e café durante o dia. Hoje, por uma questão de saúde, estou tentando diminuir o meu consumo de refrigerante, mas confesso que a coca zero me ajudou a "segurar a fome".

Outra coisa que ajudou muito é que nessa época eu não bebia nada alcoólico porque não via graça (aloka). Vocês podem ver que bebidas destiladas são permitidas, mas eu não aconselho exagerar. Moderação é essencial e quanto mais bebida a gente toma, ficamos com mais vontade de pesticar e se você se embebedar as chances de comer algo fora da dieta são grandes. Portanto, controle-se.

O post ficou muito longo vou passar a dieta tal e qual estava no papel impresso pela médica e depois vou passando dicas em outros posts. Qualquer dúvida, pergunte. Vou respondendo aos poucos.

Beijos e boa sorte! Começo na segunda, quem vai começar comigo? 

Persona 


Dieta Dra Rosalina Casali:


ALIMENTOS PERMITIDOS


Cereais integrais: Arroz integral (5 colheres no almoço e 5 no jantar) e alimentos feitos com trigo integral tais como macarrão, lasanha, esfirra, pizza, pão, panqueca, tortas e etc.
Tudo que era preparado antes com farinha de trigo branco, prepara- se com a integral.
Milho, tal como espiga, ou sua farinha integral com a qual se pode fazer a polenta, cevada, centeio e aveia, Os cereais integrais devem ser adquiridos somente em casas de produtos naturais , nunca em supermercados.
Carnes em geral: bovina, suína, caprina, crustáceo, peixes de água doce ou   salgada, lingüiça, miúdos e dobradinha.
Sugestão: Evitar a gordura ao redor da carne antes de fritá-la.Para preparo de peixes ou de carnes à milanesa, deve-se utilizar a farinha de trigo ou de milho integrais ou farinha de rosca obtida de pão integral.
Frios: Salame, mortadela, presunto e queijo. Não esquecer de ler a composição dos alimentos que podem conter açúcar ou amido. A salsicha é proibida
Frutas em geral: Devem ser consumidas diariamente, não há restrições quanto a quantidade, somente a banana deve ser consumida uma por dia.
Verdura e legumes: Cruas e cozidas devem ser consumidas diariamente.
Leites de derivados: Queijos, yogurt (dietético ou natural sem açúcar), coalhada requeijão, creme de leite, manteiga e etc.
Sugestão: O leite, de preferência, deverá ser desnatado.
Prefira a margarina à manteiga.
Leguminosas: Feijão, soja, lentilha, grão de bico e amendoim. Deve-se consumir apenas seis colheres de sopa do feijão cozido/dia.
De preferência, evite consumir o cereal sem o acompanhamento de uma leguminosa.
Enlatados: Palmito, aspargo, sardinha, atum, anchova, caviar, azeitona e etc.
Dos enlatados só não pode ser ingerido milho verde, ervilha e massa de tomate.
Ovos: Qualquer que seja o preparo. Procurar não consumir mais que 4 gemas por semana.
Bebidas: Café e chá á vontade, mas somente com adoçante artificial e refrigerantes, somente dietéticos.  
Bebidas destiladas: Rum, vodka, whisky, conhaque, aguardente, gin e etc. Se
Preparar “caipirinha”, usar adoçante artificial.
Temperos: Sal, pimenta, curry, açafrão, cheiro verde, vinagre, óleo, margarina,manjericão, mangerona, alho, cebola, alcaparras e etc.  
Não utilizar banha de porco ou toucinho, se possível.
Alimentos também permitidos: Nozes, pinhão, castanha de caju e do Pará, avelã, damasco, pistache, uva-passas, sementes de gergelim, de girassol e de abóbora e pipoca. São também permitidos produtos dietéticos, tais como refrigerantes, balas, chocolates, chicletes, gelatina, geléia, sorvetes e etc. 

Qualquer alimento dietético pode ser ingerido desde que não sejam acrescentados nos ingredientes os seguintes açucares naturais:

MALTODEXTRINA, DEXTROSE, DEXTRINA, DEXTRI-MALTOSE, MALTODEXTROSE, MALTOTRIOSE, POLIDEXTRINA, SACAROSE, FRUTOSE, LACTOSE, GALACTOSE, AMIDO, AÇUCAR DEMERADO E MASCAVO, RAFINOSE, GLICOSE, GLUCOSE E MALTOSE
     

Alimentos Proibidos


Doces em geral: Sorvetes, chocolates, bolos, baunilha, mel, melado e etc. Qualquer tipo de doce que contenha açúcar ou qualquer tipo dos açucares citados acima, não é permitido.
Quaisquer alimentos feitos com farinha de trigo branca e derivados, tais como fubá, farinha de glúten, semolina e maisena.
Tubérculos: Qualquer tipo de batata, desde batata doce até a simples “batatinha”, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, tapioca e sua respectivas farinhas tais como polvilho, fécula de batata e etc.
Araruta- cuidado, pois a mesma está presente em sorvetes dietéticos.
Bebidas não destiladas: Cerveja, licor, St. Remy, curaçau, vinho, vermouth, Martini, champanhe, etc.
Obs: Os cereais integrais devem ser conservados na geladeira e, após serem processados e/ou cozidos, no freezer.

Dicas: Não compre pães em supermercados e de grandes marcas, pois os mesmos têm a farinha de trigo branca além da integral e invariavelmente contém açúcar. Procure comprar os produtos em lojas especializadas e leia sempre os ingredientes dos produtos e procure manter a dieta na bolsa.
Em restaurantes, onde não se sabe como a comida é feita, procure pedir saladas com um grelhado. Cuidado com os molhos para a salada e saladas com milho e ervilhas que não são permitidos.
Tomar bastante cuidado com molhos prontos, pois quase todos tem açúcar. Em alguns supermercados podem ser encontrados molhos de tomate sem açúcar, geralmente são molhos importados. Na duvida, faça o molho em casa e com tomates frescos. Tomar cuidado com o tomate seco, que como tem açúcar, é proibido.
Também tomar cuidado com a clássica lingüiça que é colocada no feijão, pois ela também pode conter açúcar...leia sempre os ingredientes na embalagem do produto.
Pra quem gosta de doces, pode comprar o chocolate diet da Nestlé que dentre os dietético é o mais gostoso ou optar por frutas com creme de leite.
Tenha sempre a lista de alimentos por perto e acostume a ler a composição de todos os alimentos que comprar.




19 comentários:

Mari =) disse...

Oi! Duas perguntinhas: qual a quantidade que posso comer de cada alimento? (só vi informações do arroz e do feijão...) Vc conhece alguma barrinha de cereal que se enquadre?

Cruela Veneno da Silva disse...

Legumes e saladas a vontade e quanto às massas e tortas, tente diminuir o quanto puder sem passar fome. Como o tempo aquela "gula" acaba passando e você naturalmente vai comer menos. Foi isso que aconteceu comigo.
Barrinha de ceral acho que não pode, mas vou dar um pesquisada... nunca gostei muito e por isso não cheguei a comprar.rs
Se descobrir, posto aqui.
Beijos.

Anônimo disse...

Vou fazer! esses paos pretos da plusvita sera q pode comer?

Bete disse...

olá, sou de Campinas vou fazer a dieta com vc,rs, se precisar de alguma coisa daqui é só dizer tá?bj, BEte

Bete disse...

Olá, sou de Campinas e vou começar a dieta com vc!rs, se precisar de algjuma coisa de Cps é só pedir tb tá? bj, Bete

Cruela Veneno da Silva disse...

Nenhum pão pronto de nenhuma marca pode... todos tem farinha branca misturada e atrapalha o regime. Vou postar uma receita de pão e é muito fácil fazer!
Compre a farinha integral e faça o pão em casa.
Abraços.

Cruela Veneno da Silva disse...

Olá Bete.

Em Campinas tinha uma loja que vendia vários produtos próprios para a dieta. O pães são deliciosos e tb tem produtos congelados como por ex. tortas e coxinha feita com farinha integral.
Se você for fazer a dieta e quiser ligar lá pra saber se eles ainda vendem os produtos, o site é esse aqui: http://www.naturaisedieteticos.com.br/

Beijos!

Bete disse...

ÓTIMO!! A loja é na esquina do meu trabalho!! huhull...precisando de alguma coisa tb é só pedir tá? bj
BEte

Cruela Veneno da Silva disse...

Bete,

Torcendo para que a loja ainda venda os produtos... vale super a pena!
Depois me conta? <3

Beijuca!

Mariana Vendramini disse...

Oi gente!
Também vou fazer com vocês.
Moro em BH e se tiver mais alguém daqui e que tenha dicas de lugares com coisinhas gostosas e permitidas me avisem! :)
Só um dúvida, cenoura e beterraba, pode?

Bjos

veluma nunes disse...

Começarei na segunda. Preciso achar uma loja dessas aqui no RJ! E vou acrescentar 1h de caminhada pra perder mais. #ForçaGirls

Cruela Veneno da Silva disse...

Oi Mariana... pode sim. Não só fã de beterraba, mas eu comia muita cenoura quando fiz a dieta.
Eu fazia "cenouras glaciadas". Cortava em rodelas uma cenoura grande e fazia com manteiga e salsinha. Ficava uma delícia e saciava bastante.
Começo na segunda e vou postando mais dicas aqui.
Boa sorte!
Beijuca.

Cruela Veneno da Silva disse...

Força na peruca Veluma! Começaremos na segunda tb... vamos trocando infos.

Beijinhos :)

ingrid disse...

veluma,tem na mundo verde :)

Anônimo disse...

O único iogurte que pode é o natural desnatado? É que eu procurei o corpus e outros light e em todos encontrei amido...

Cruela Veneno da Silva disse...

Isso. O único iogurte é o natural desnatado e depende da marca.
Comprei o Nestlé e adoce com adoçante e comi com maça picadinha.. é um excelente lanche!

Bjos e fique firme na dieta!

Anônimo disse...

Olá.
Tenho uma dúvida:
você diz que o pão industrializado contém farinha de trigo e açúcar; eu sempre fiz pão integral em casa, e pelo que pesquisei no Google todo pão integral precisa de pelo menos 1/4(de sua quantidade total) de farinha de trigo branca. Ex: 3 xícaras de farinha de trigo integral + 1 xícara de farinha de trigo branca.
Porque se não acrescentamos farinha de trigo branca o fermento não consegue "levedar" o suficiente para a massa crescer, e o pão ficará pesado estilo "tijolo".

E o açúcar também é importante para o fermento "levedar" tem até um processo chamado de "Esponja" onde o fermento é misturado ao açúcar e um pouco de água, e se transforma em uma liga esponjosa que faz o pão crescer lindamente.

Se você puder dar dicas ou receita desse pão sem açúcar e sem farinha de trigo, seria muito legal!!
Dei até uma busca no oráculo do Google e não achei nenhuma receita assim.

Bjos, inté.

Cruela Veneno da Silva disse...

Anônimo, te respondi no outro post.... vou procurar a receita e posto ainda hoje.

Bjuca!

andre alonso disse...

Comprei um doce de leite que contem sucralose. Esse pode? Rs