terça-feira, fevereiro 26, 2013

Receitinhas: Pão 100% Integral



Alô galera do regime!

Tudo bem com vocês? Estão firmes e fortes na dieta? Depois quero fotos do antes e depois de todo mundo... ahahahah
Bom, todo mundo tem me cobrado a receita do pão integral. A receita do que eu fiz há uns dois anos atrás eu não encontrei, mas achei outras ótimas receitas e vou colocar os links pra vocês.
Estou com 4 pães congelados e portanto só vou testar as receitas depois que eles terminarem... se vocês já colocarem a mão na massa agora, venham correndo contar pra gente como ficou, ok? Por favor comentem aqui e não no twitter para o pessoal ler e também se beneficiar da sua experiência.
Só lembrando que o pão integral caseiro fica um pouco mais "denso"que o pão industrializado justamente pq o pão de supermercado não é 100% integral. Sim, eles enganam a gente na cara dura. Assim que possível, leiam os dois primeiros links falando sobre isso para entender como somos enganadas e o porquê da dra. Rosalina não permitir os pães de supermercado.

Clique nos links e entenda porque não podemos comer (nessa dieta) pães industrializados:

A Farsa dos Pães de Forma Integrais.
- Teste mostra que pão integral tem mais farinha branca do que não refinada.

Clique nos links para acessar as receitas:

- Pão 100% integral do site Tudo Gostoso
- Pão 100% integral de fermentação natural - NÃO COLOQUE O MEL
- Pão 100% integral feito na máquina de pão
- Pão 100% integral "definitivo" NÃO COLOQUE O AÇÚCAR
- Pão 100% integral com castanha de cajú e passas
- Pão 100% integral do chef- padeiro Rafael Rosa.
- Pão 100% integral por Karina Deana.
- Pão 100% integral de espinafre. (amei esse)

Postei aqui as melhores receitas que encontrei, mas se alguém tiver alguma bacana e diferente, por favor me mande.
Não use açúcar ou mel em nenhuma receita. Se quiser uma receita mais adocicada coloque adoçante.
Assim que encontrar a receita predileta, faça várias fornadas e congele. Embora seja fácil de fazer, é mais prático ter pão congelado para os dias mais corridos.

Espero que gostem!

Bjos,
Persona. 



segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Receitinha: Peixe Assado com Alho Poró



Pra começar o regime, fiz uma receita deliciosa de peixe com alho poró. Gosto tanto da receita que fiz duas formas e vou comer no jantar também...

Quer aprender como faz? Bora lá!

Você vai precisar de:

Filé de peixe de sua preferência. Usei filé de merluza, mas costumo usar Saint Peter também.
Limão/pimenta/sal/ azeite
Cebola
Alho poró
Salsinha
Tomate cereja

Preparo:

Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque as postas. Regue com o suco do limão e azeite e vá colocando os tempeiros a gosto. Deixe marinar por aproximadamente 20 minutos.
Enquanto isso, faça um refogado com cebola, alho poró, salsinha e o tomate cereja. Antes de colocar o tomate, faça um pequeno corte em cada um.
Assim que tiver marinado, coloque o refogado sobre as postas. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com cada formo.
Atenção: As postas congeladas costumam soltar água. Observe se essa água vai secar enquanto o peixe estiver no forno e se estiver demorando muito, tire o papel alumínio de cima.

É isso! Super fácil, nutritivo e light. Montei o prato com saladinha de alface, brócolis e um pouco de arroz integral (4 colheres). Hoje estava com preguiça, mas costumo também fazer um mix com pimentões pra deixar a salada mais bonita e colorida.

Espero que gostem! 

P.S. A foto foi tirada com o celular e não pode ser comparada com as fotos tiradas em blogs de gastronomia... coisa que esse blog NÃO é. Relevem a qualidade.rs


Dieta- O que comprar para começar



Hoje começamos a dieta da Dra. Rosalina e eu resolvi colocar o que eu comprei pra começar porque tem muita gente me perguntando sobre. O ideal é que você compre pelo menos o que vai usar na semana pra não correr o risco de ficar com fome e não ter nada da dieta para comer Importante lembrar: leia o rótulo de tudo e não se limite só ao que eu indico aqui e no twitter.

Lista do que comprei:

-Pão integral na loja Amaryllis. Loja fantástica, localizada em Campinas q que possui um setor só para vender os produtos da dieta. Se você não for de Campinas, faça o pão em casa, pois os de supermercado não são permitidos.
-Quiches e tortinhas congeladas. Comprei na loja Amaryllis por uma questão de praticidade, mas farei em casa da próxima vez.
-Macarrão integral. marca Excelsa. (marca de confiança)
-Penne de massa de milho da marca La Finestra Sul Cielo (ainda não provei, mas parece delicioso)
-Arroz integral marca Prato Fino.
-Biscoito integral de água e sal da marca Novo Segredo.
-Molho de tomate das marcas De Cecco e Raiola. Vem em garrafa de vidro e são permitidos. Os que são vendidos em caixinha não são. Outra opção é fazer o molho.
-Brigadeiro de colher diet da marca Hué. O doce de leite dessa marca também é permitido. Consumir com moderação.rs
-Chocolate diet da Nestlé. Delicioso. Coma como lanche entre as refeição e não como sobremesa.
-Farinha de trigo integral, marca Mãe Terra
-Verduras e legumes variados. Inclusive brócolis, couve flor e espinafre congelados.
-Frutas para a salada de frutas e banana para fazer com canela quando a vontade de doce apertar. Banana é só uma por dia. Não esqueça.
-Adoçante Linea em sachê e Zero Cal líquido. Cuidado pq nem todo adoçante é permitido.
-Requeijão/manteiga
-Carnes
-Creme de leite
-Atum de lata pra fazer sanduiche natural
-Carnes e peixes
- Ricota/queijo ralado/ queijo prato
-Amêndoas e damasco

Por enquanto comprei só isso para começar. Se alguém descobrir outros produtos permitidos, por favor compartilhe com a gente.

Bora mergulhar na dieta?

Bejuca!

P.S. Coloquei algumas marcas pq as pessoas estão me perguntando. Algumas achei no supermercado e outras só em lojas de produtos naturais.



quinta-feira, fevereiro 21, 2013

DIETA NO BOX



Olá pessoal. Quanto tempo! 

Quem escreve é a Persona usando a conta da Cruela. O blog ficou tanto tempo parado que eu esqueci minha senha...ahahaha Vamos ver se a dieta me anima a voltar a escrever e ressuscitar esse (quase) falecido Box. 

Conforme prometido no twitter, vou postar aqui uma dieta que fez com que eu emagrecesse 17 kg em aprox. 40 dias quando eu tinha 20 anos.

O post vai ser longo, mas aconselho que leia todo e qualquer dúvida, priorize me perguntar aqui e não no twitter porque nem todos tem interesse no assunto e acaba ficando chato. 

Bora lá... há anos atrás eu tirei uma foto em uma viagem e fiquei arrasasada com o que vi. Não entendia como tinha engordado tanto e não me dado conta disso. Estava com 67kg e tenho 1,68 de altura.

Nessa época tava rolando um burburinho na empresa onde eu trabalhava a respeito de uma dieta de uma médica chamada Rosalina Casali. Me passaram a dieta e eu me empolguei porque sou louca por carboidratos e não teria que cortá-los da minha alimentação. Além de tudo poderia comer doces e tudo parecia bom demais pra ser verdade... depois descobri que era de fato verdade e dava mesmo resultados. :)

Mesmo com a dieta em mãos eu marquei uma consulta com a médica. Ela me deu orientações, mas a dieta não mudou. Era aquela mesmo e eu comecei logo em seguida. Ela também escreveu um livro, mas não cheguei a comprar.

O que ela me explicou é que o que engorda é açúcar e farinha branca. Que não beneficia nosso organismo em nada e VICIA. Segundo ela, quanto mais vc come alimentos com farinha branca e açúcar, mais o seu corpo pede por eles e faz com que você coma em grandes quantidades.

No início da dieta, seu corpo vai pedir muito por açúcar e farinha branca, mas não podemos sair da dieta, nem um pouquinho. Aquela única colher de sopa de arroz branco estraga todo o esquema da dieta, por isso é importante seguir à risca. Depois de 2 semanas você praticamente não vai sentir mais vontade desses alimentos e com o tempo a vontade some completamente. Eu sou prova disso. Com 20 dias de dieta eu  olhava doces e não tinha menor vontade de comer. Olhava um big mac e enjoava. (parecia milagre)

Nesse sentido, seria como a Dukan, se você sair da dieta, mesmo no final de semana , tem que recomeçar e passar pelo sofrimento inicial todo de novo.

Outra coisa importante, olhar os rótulos da embalagem. Você vai ver que tem muitos produtos que contém os açúcares não permitidos na dieta. Inclusive muitos produtos diet. Ou seja, não é porque é diet que pode comer... ok? Isso é chato no começo, mas a gente se acostuma rápido e tira de letra. Com o tempo a gente saca o que pode e o que não pode. Não faça disso um empecilho para a dieta. 

Gostaria de fazer mais algumas observações... eu acredito que a dieta ideal é aquela que te proporciona mais saúde e se adequa melhor à sua rotina. Por ex. eu fiz a Dukan por duas semanas e sofri demais. Sinto falta de carboidratos e passava o dia enjoada e me sentindo fraca porque não consigo comer proteína em grande quantidade como muitos fazem. Além disso, não considero uma dieta equilibrada na primeira fase e a chance de fraquejar e sair da dieta é muito grande. Portanto, para o meu estilo de vida, essa dieta não é o ideal. Emagreci 3kg com a Dukan e recuperei logo em seguida. Não serviu pra mim, mas dá resultado pra muita gente. É só uma questão de avaliar qual dieta é ideal pra você.

Outra coisa, eu emagreci muito e muito rápido sem fazer exercício e aconselho que vocês NÃO cometam o mesmo erro. Emagreci, mas fiquei "mole". Ainda bem que só tinha 20 anos e depois da dieta comecei a malhar pesado, cerca de 3 horas por dia, e consegui reverter a flacidez. Hoje, com mais de 30, nunca cometeria o mesmo erro, porque mesmo malhando muito é difícil reverter a flacidez com essa idade. Quando somos mais novas tudo é muito mais fácil.

Por falar em idade, esse foi um fator que colaborou pra que eu perdesse tanto peso e em tão pouco tempo. Meu metabolismo era muito mais acelerado e hoje é uma tartaruga manca. Tenho consciência que vou demorar mais tempo para chegar no peso que quero e até acho isso bom porque não quero ficar magra e "mole". Flacidez não dá!

Outra coisa que colaborou pra emagrecer rápido foi que com os passar dos dias você passa a comer menos porque se sente mais saciada e porque se livrou do vício em farinha branca e açúcar. Eu me empolguei muito com a dieta e reduzi muito as porções. Por ex. ela sugere 5 colheres de sopa de arroz e eu passei a comer 3 colheres. Isso acelerou, mas quero deixar claro que não passei fome de maneira alguma. Reduzir foi natural pra mim e eu me sentia saciada com pouco.

Uma coisa importante é não passar fome e comer de 3 em 3 horas. Isso é básico em qualquer dieta. Eu comia pouco, mas constantemente e isso me ajudou demais.

Sempre bebi muita água e me entupia de coca cola zero e café durante o dia. Hoje, por uma questão de saúde, estou tentando diminuir o meu consumo de refrigerante, mas confesso que a coca zero me ajudou a "segurar a fome".

Outra coisa que ajudou muito é que nessa época eu não bebia nada alcoólico porque não via graça (aloka). Vocês podem ver que bebidas destiladas são permitidas, mas eu não aconselho exagerar. Moderação é essencial e quanto mais bebida a gente toma, ficamos com mais vontade de pesticar e se você se embebedar as chances de comer algo fora da dieta são grandes. Portanto, controle-se.

O post ficou muito longo vou passar a dieta tal e qual estava no papel impresso pela médica e depois vou passando dicas em outros posts. Qualquer dúvida, pergunte. Vou respondendo aos poucos.

Beijos e boa sorte! Começo na segunda, quem vai começar comigo? 

Persona 


Dieta Dra Rosalina Casali:


ALIMENTOS PERMITIDOS


Cereais integrais: Arroz integral (5 colheres no almoço e 5 no jantar) e alimentos feitos com trigo integral tais como macarrão, lasanha, esfirra, pizza, pão, panqueca, tortas e etc.
Tudo que era preparado antes com farinha de trigo branco, prepara- se com a integral.
Milho, tal como espiga, ou sua farinha integral com a qual se pode fazer a polenta, cevada, centeio e aveia, Os cereais integrais devem ser adquiridos somente em casas de produtos naturais , nunca em supermercados.
Carnes em geral: bovina, suína, caprina, crustáceo, peixes de água doce ou   salgada, lingüiça, miúdos e dobradinha.
Sugestão: Evitar a gordura ao redor da carne antes de fritá-la.Para preparo de peixes ou de carnes à milanesa, deve-se utilizar a farinha de trigo ou de milho integrais ou farinha de rosca obtida de pão integral.
Frios: Salame, mortadela, presunto e queijo. Não esquecer de ler a composição dos alimentos que podem conter açúcar ou amido. A salsicha é proibida
Frutas em geral: Devem ser consumidas diariamente, não há restrições quanto a quantidade, somente a banana deve ser consumida uma por dia.
Verdura e legumes: Cruas e cozidas devem ser consumidas diariamente.
Leites de derivados: Queijos, yogurt (dietético ou natural sem açúcar), coalhada requeijão, creme de leite, manteiga e etc.
Sugestão: O leite, de preferência, deverá ser desnatado.
Prefira a margarina à manteiga.
Leguminosas: Feijão, soja, lentilha, grão de bico e amendoim. Deve-se consumir apenas seis colheres de sopa do feijão cozido/dia.
De preferência, evite consumir o cereal sem o acompanhamento de uma leguminosa.
Enlatados: Palmito, aspargo, sardinha, atum, anchova, caviar, azeitona e etc.
Dos enlatados só não pode ser ingerido milho verde, ervilha e massa de tomate.
Ovos: Qualquer que seja o preparo. Procurar não consumir mais que 4 gemas por semana.
Bebidas: Café e chá á vontade, mas somente com adoçante artificial e refrigerantes, somente dietéticos.  
Bebidas destiladas: Rum, vodka, whisky, conhaque, aguardente, gin e etc. Se
Preparar “caipirinha”, usar adoçante artificial.
Temperos: Sal, pimenta, curry, açafrão, cheiro verde, vinagre, óleo, margarina,manjericão, mangerona, alho, cebola, alcaparras e etc.  
Não utilizar banha de porco ou toucinho, se possível.
Alimentos também permitidos: Nozes, pinhão, castanha de caju e do Pará, avelã, damasco, pistache, uva-passas, sementes de gergelim, de girassol e de abóbora e pipoca. São também permitidos produtos dietéticos, tais como refrigerantes, balas, chocolates, chicletes, gelatina, geléia, sorvetes e etc. 

Qualquer alimento dietético pode ser ingerido desde que não sejam acrescentados nos ingredientes os seguintes açucares naturais:

MALTODEXTRINA, DEXTROSE, DEXTRINA, DEXTRI-MALTOSE, MALTODEXTROSE, MALTOTRIOSE, POLIDEXTRINA, SACAROSE, FRUTOSE, LACTOSE, GALACTOSE, AMIDO, AÇUCAR DEMERADO E MASCAVO, RAFINOSE, GLICOSE, GLUCOSE E MALTOSE
     

Alimentos Proibidos


Doces em geral: Sorvetes, chocolates, bolos, baunilha, mel, melado e etc. Qualquer tipo de doce que contenha açúcar ou qualquer tipo dos açucares citados acima, não é permitido.
Quaisquer alimentos feitos com farinha de trigo branca e derivados, tais como fubá, farinha de glúten, semolina e maisena.
Tubérculos: Qualquer tipo de batata, desde batata doce até a simples “batatinha”, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, tapioca e sua respectivas farinhas tais como polvilho, fécula de batata e etc.
Araruta- cuidado, pois a mesma está presente em sorvetes dietéticos.
Bebidas não destiladas: Cerveja, licor, St. Remy, curaçau, vinho, vermouth, Martini, champanhe, etc.
Obs: Os cereais integrais devem ser conservados na geladeira e, após serem processados e/ou cozidos, no freezer.

Dicas: Não compre pães em supermercados e de grandes marcas, pois os mesmos têm a farinha de trigo branca além da integral e invariavelmente contém açúcar. Procure comprar os produtos em lojas especializadas e leia sempre os ingredientes dos produtos e procure manter a dieta na bolsa.
Em restaurantes, onde não se sabe como a comida é feita, procure pedir saladas com um grelhado. Cuidado com os molhos para a salada e saladas com milho e ervilhas que não são permitidos.
Tomar bastante cuidado com molhos prontos, pois quase todos tem açúcar. Em alguns supermercados podem ser encontrados molhos de tomate sem açúcar, geralmente são molhos importados. Na duvida, faça o molho em casa e com tomates frescos. Tomar cuidado com o tomate seco, que como tem açúcar, é proibido.
Também tomar cuidado com a clássica lingüiça que é colocada no feijão, pois ela também pode conter açúcar...leia sempre os ingredientes na embalagem do produto.
Pra quem gosta de doces, pode comprar o chocolate diet da Nestlé que dentre os dietético é o mais gostoso ou optar por frutas com creme de leite.
Tenha sempre a lista de alimentos por perto e acostume a ler a composição de todos os alimentos que comprar.